Resenha - Caixa de Pássaros, de Josh Malerman
- Luís Fernando Zancan
- 27 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
" De olhos bem fechados"
Você provavelmente irá associar o título ao filme protagonizado por Tom Cruise, em 1999 mas, não vamos falar do longa, vamos falar de Caixa de Pássaros, o suspense escrito por Josh Malerman.
Caixa de Pássaros foi uma narrativa que me prendeu do primeiro ao último capítulo. Confesso que foi o primeiro livro que consegui ler em apenas um dia durante as minhas férias. Superou todas as minhas expectativas. Tudo o que eu havia imaginado do livro veio por água abaixo.

A história se revesa entre presente e passado.
Uma pessoa ficava louca, agredia outra e depois se suicidava. No começo foram casos isolados mas depois tomou proporção. As pessoas começaram a ficar com medo. Portas trancadas, janelas cobertas e para sair de casa era necessário tapar os olhos.
Os casos dessas atrocidades estavam associados com algo que as pessoas viam e ficavam "loucas". Por conta disso o mundo começou a viver no escuro. Com medo daquilo que não sabiam o que era.

Monstros? Fantasmas? O que causava essa loucura capaz de destruir a vida?
Quatro anos atrás, Malorie se encontrava sozinha em sua casa, após sua irmã ver o que não devia. Seus pais pararam de lhe mandar notícias. Dali, ela sai e vai se abrigar com um grupo de sobreviventes. Entre eles está Tom, o cara gente boa que se torna uma espécia de líder e alicerce para os outros .
Um suspense que gira não só em torno do medo do que está lá fora, mas o medo da fome. Marolie se junta a esse grupo em busca de sobrevivência. E por estar grávida de poucos meses a preocupação vem em dobro. Presos igual pássaros em uma caixa.
O terror que te espera lá fora a procura de uma oportunidade para acabar com sua vida. O terror que você não pode sentir nem ouvir.
Em Caixa de Pássaros o autor deixa tudo muito bem explicado. Não existe pontas soltas. A luta para buscar alimentos, buscar água em um poço a poucos metros da casa, buscar por sobreviventes também no bairro em que estavam. A luta incessante pela vida. Após quatro anos, Marolie se encontra sozinha novamente. De olhos vendados ela pega um barco e segue o rio. Remando para a única esperança que lhe resta.
E a coisa que aterroriza a todos? Para mim não seria necessário explicar. Como explicar algo que não vemos? Permaneçamos de olhos bem fechados também, vai que ficamos loucos.

Pra você, fã de suspense, é um ótimo livro.
Comments